Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Meio Ambiente

  • CONDEPHAAT em parceria com a Prefeitura de Iporanga realizará a Oficina de Patrimônio Cultural no Município

    Entre os dias 10 e 12 de Abril, a UPPH/Condephaat realizará, no Vale do Ribeira, a primeira etapa do ciclo de "Oficinas de Patrimônio" nos municípios que possuem conjuntos urbanos tombados: Iporanga (10), Cananeia (11) e Iguape (12). O objetivo das Oficinas é aproximar o órgão, a população e as Prefeituras visando à preservação do patrimônio cultural nessas cidades.
    Serão debatidos temas como: necessidades locais; difusão de informações e mecanismos de preservação - financeiros, legais, educacionais; fomento à articulação e participação social no patrimônio; incentivo a ações de governo para a preservação; dentre outros. A participação dos vários segmentos da sociedade e da Prefeitura é fundamental para o sucesso da preservação cultural.
    A Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) é o departamento técnico do Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, criado em 1968 e, vinculado à Secretaria da Cultura, responsável pela proteção, valorização e divulgação do patrimônio cultural no Estado de São Paulo.

  • Governo prorroga Cadastro Ambiental Rural para pequenos produtores até 2017

    Foi prorrogado para maio de 2017 o prazo para que pequenos produtores rurais e agricultores familiares façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de suas terras. Segundo o governo federal, o adiamento vai assegurar que os mais de 1 milhão de proprietários e posseiros de pequenas terras que ainda não fizeram o cadastro não sejam prejudicados no acesso aos benefícios previstos no Código Florestal.

    A prorrogação foi publicada no Diário Oficial da União do dia 5 de maio na Medida Provisória 724/2016. O CAR vai trazer informações ambientais das propriedades rurais do país. Para fazer o cadastro, os proprietários precisam informar a situação das áreas de preservação permanente, reserva legal, uso restrito, florestas e vegetação nativa e as áreas consolidadas das propriedades e posses rurais. O sistema vai ser usado pelo governo como base de dados para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento ilegal no Brasil.

    A prorrogação do CAR não vale para propriedades superiores a quatro módulos fiscais, o equivalente a 64 hectares. Nesse caso, os proprietários que não cumpriram o prazo vão perder o direito aos benefícios do Programa de Regularização Ambiental e também ficarão sujeitos a restrições de crédito agrícola após 2017.

    Para mais informações procure a Casa da Agricultura.

    Fonte: www.car.gov.br

  • LOA 2017 - Segunda Audiência de apresentação da Lei Orçamentária Anual para 2017

    CONVITE

     A Prefeitura Municipal de Iporanga, através da Unidade de Controle Interno, no uso de suas atribuições legais, CONVIDA a comunidade Iporanguense e entidades legalmente constituídas para AUDIÊNCIA PÚBLICA concemente a LEI ORÇAMENTARIA DE 2017 – LOA 2017.

    • Dia 19/10/16

    9h – Plenário Vereador Gilmar Rodrigues – Câmara Municipal de Iporanga, localizada na Avenida Iporanga, 112 - Centro, Iporanga, SP.

     

    GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE IPORANGA, aos 04 dias do mês de Outubro de 2016.

     

    Valmir da Silva

    Prefeito Municipal

     

    Diogo Pereira da Silva

    Auditor Público

  • Prefeitura de Iporanga divulga lista de classificados para curso de monitor ambiental

    Hoje (24/10) foi divulgado a lista de inscritos no curso de difusão cultural de Formação de Condutor Ambiental no PETAR – 2017, após a divulgação do curso, tivemos 240 inscritos, sendo que tínhamos que selecionar 40 entre esse total, 200 compareceram para a entrevista, realizada no dia 21 de janeiro.

    Diante do grande número de interessados, a seleção, através de entrevista, levou em consideração ser morador local (Apiaí, Iporanga ou Eldorado), não estar atualmente empregado e já ter uma experiência prévia, na condução de visitantes em trilhas ou descida de boia, acrescida da média de nota dos entrevistadores.

     Esperamos, para breve, a edição de novos cursos de formação de condutor.

    Segue abaixo a lista dos selecionados, os quais deverão fazer sua inscrição definitiva no dia 31 de janeiro (terça-feira) no Núcleo Ouro Grosso, (das 8h às 12h e das 14h às 18h), A não realização da inscrição definitiva abrirá a inscrição do que está na lista de espera no dia 01 de fevereiro (das 8h ás 9h).

    Diante da alta procura, o número de vagas foi ampliado para 45, as aulas iniciam-se no dia 01 de fevereiro (quarta-feira) das 9h às 12h e das 14h às 17h, também no Núcleo Ouro Grosso. As aulas serão entre 31 de janeiro a 11 de março, incluindo sábados e domingos, e de 08 (sábado) a 13 (quinta-feira) de abril em São Paulo, com um período intermediário com atividades pela internet.

     Detalhes da programação, importância sobre a frequência de 90% em todas atividades, serão apresentadas no primeiro dia de aula (31 de janeiro).

    Acesse lista de  Classificados.

Fim do conteúdo da página