Iporanga e seus 143 anos de emancipação política
“Estamos felizes em poder comemorar o aniversário de número 143 da emancipação política de Iporanga, que teve 1873 como o ano da realização como município, após uma mobilização vitoriosa liderada pelo Coronel João Esteves e o Sr. Pedro Silva no reinado Pedro II“, disse o Prefeito Valmir da Silva.
O poder e as eleições em Iporanga, por muitos anos, foram decididos em uma briga entre duas das principais famílias da cidade. Benjamim dos Santos dizia que a política em Iporanga foi muito agitada, com o comerciante e intelectual José de Andrade Resende (Juquinha de Andrade), o também comerciante Joaquim da Mota e o Coronel João Esteves Neves, e Pedro Silva, do fim da Monarquia, até o começo da República. Em 1910, quando então eram Chefes Políticos: do Partido Hermista o Sr. Pedro da Silva Pereira ( Nhozinho), e do Civilista, o Coronel Descio (Filho do Napolitano Dom Raphael Descio).
O aniversário dos 143 anos foi duplamente comemorada, pois também ocorreu a inauguração da nova sede da Câmara Municipal, obra com padrão de requinte e beleza comparável aos edifícios das grandes cidades realizando um grande sonho desejado pela nossa comunidade.
Redes Sociais