Campanha Outubro Rosa alerta sobre o câncer de mama, em Iporanga

• Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2016, 12h10
  • Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2016, 12h26
Aferição de Pressão pelos agentes de saúde
imagem sem descrição.

A campanha Outubro Rosa foi lançada nesta sexta-feira (7) pela Secretaria Municipal de Saúde de Iporanga. Em parceria entre a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação Municipal e Estadual, Departamento de Esportes, Terceira Idade e Policia Militar, a ação alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de conscientizar sobre a doença.

Ocorreu uma passeada de conscientização ontem (24/10) para alerta as mulheres, sobre a importância do exame de prevenção do câncer de mama, alunos das escolas Municipais e Estaduais, confeccionaram cartazes e faixas, a Associação da Terceira Idade de Iporanga - ATII, participou da caminhada, com cartazes e faixas, e muita energia, pelas ruas de Iporanga. A equipe de saúde, montou tendas para orientação há população, aferição de pressão na Avenida Iporanga, altura da Santa Casa.

O Secretário de Saúde Ranulfo Julio Mariano Pereira, destacou que a mamografia precisa ser feita anualmente a partir dos  35 anos, se a mulher tiver casos da doença na família, ou a partir dos 40 anos. "A mulher tem que estar preocupada consigo mesma. A cura é diretamente proporcional à época em que é feito o diagnóstico, quanto menor o tumor maior a chance de cura", alerta Ranulfo.

Crianças da Escola Municipal com cartazes de conscientização.

O que é o Outubro Rosa:

Outubro Rosa é o nome dado para uma campanha internacional para sensibilização da população para o problema do câncer de mama.

Este movimento teve a sua origem nos Estados Unidos, depois do Congresso ter determinado o mês de Outubro como o mês da prevenção desta doença. Durante este mês são feitas várias atividades que promovem a detecção precoce do câncer de mama.

Durante o mês de Outubro, são organizadas várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce. Também são angariados fundos para pesquisas que estudam a causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura do câncer de mama.

Uma das características do Outubro Rosa é a iluminação de monumentos importantes com a cor rosa como forma de apoio à causa. No Brasil, o primeiro monumento com esta iluminação foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no ano 2002. Atualmente, são também iluminados outros monumentos, como o Palácio do Planalto, o Panteão da Pátria Tancredo Neves, Cristo Redentor, o Congresso Nacional e vários outros.

O símbolo do Outubro Rosa é um laço ou fita rosa, algo que começou graças à G. Komen Breast Cancer Foundation, que os distribuiu numa corrida de sensibilização do câncer de mama, organizada em 1991 na cidade de Nova Iorque.