Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Prefeitura de Iporanga, realiza Curso de Eletricista em parceria com a Senar

  • Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 16h27
  • Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2016, 17h09
  • Acessos: 1922
Durante a última semana, no período de 01 a 05 de novembro, foi realizado um Curso de Eletricista - instalações elétricas em baixa tensão oferecido pelo SENAR/SP. O curso é uma parceria entre a Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com Sindicato Rural de Apiaí, CATI, Prefeitura de Iporanga e Câmara de Vereadores, no qual cedeu espaço para realização do curso, no período das 08h00min ás 17h00min, com alimentação para os cursantes.

 

    
 
As aulas teóricas e práticas foram desenvolvidas pelo turno da manhã e tarde, para uma turma de 16 alunos, que vieram dos bairros Pilões, Taquaruvira, Ribeirão, Maria Rosa, Andorinhas e Centro Urbano. O curso tem carga horária de 40 horas com instrução de Jorge Alberto Ferreira do SENAR/SP. “É um curso de 40h horas, sendo metade de aulas teóricas, no qual os alunos aprendem conceitos básicos de eletricidade e na outra metade do curso, são aulas práticas, onde eles vão realizar tudo que aprenderam. Na bancada eles montam os circuitos elétricos, onde calculam bitola de fio para um chuveiro e instalam. Após isso, eles aumentam o circuito para instalação da rede das tomadas e iluminação, como se fosse numa casa, mas num padrão menor”, explica.

O curso ensinou como fazer a leitura e interpretação do projeto elétrico, unidades do projeto (energia, potência, tensão, corrente e resistência elétrica), componentes elétricos, orçamento de material, instalações elétricas em esquemas de placas e inspeção de circuitos elétricos. O treinamento tem como objetivo capacitar os alunos a trabalhar com instalação e manutenção de sistemas elétricos básicos e também é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos na área.

Todos os cursos oferecidos pelo SENAR são gratuitos como explica o Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Adalberto da Silva. “Os cursos do SENAR nenhum tem custo”, afirma.

    

O agricultor Maike Rodrigues da Cunha, 21, que realizou o curso de Eletricista destaca a importância do que aprendeu. “É sempre bom ter um conhecimento a mais. Eu já fazia alguma coisa, mas preferi aprender a maneira correta de mexer com a eletricidade, até mesmo por questão de segurança. O conhecimento é sempre válido e com certeza irá ajudar bastante no dia-a-dia”, ressalta.

registrado em:
Fim do conteúdo da página